Fiz uma pesquisa de receitas de pão caseiro feito com iogurte e criei a minha própria versão. Aqui o pão ficou levemente salgado podendo ser comido com manteiga, geleia, queijos, cachorro quente, hamburguer, etc.
Este pãozinho fica macio por dentro e crocante por fora, super gostoso! Se você preferir que o pão fique doce, basta acrescentar 1 xícara de açúcar aos ingredientes abaixo:
1 copo de iogurte natural sem açúcar (170gr)
3 xícaras de farinha de trigo peneirada (aproximadamente)
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de água morna
10 gr de fermento biológico (cerca de 1 colher e meia de sopa)
1 gema para pincelar
1 colher de chá de azeite para pincelar
Misture o sal, o açúcar e o fermento na água morna. Reserve.
Misture bem o iogurte, a manteiga, o óleo e o ovo e em seguida acrescente a mistura com fermento. Mexa bem e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Quando a massa chegar ao ponto de não grudar, sove-a com as mãos por alguns minutos.
Deixe a massa descansar por 1 a 2 horas. Forme os pãezinhos, pincele-os com a gema misturada com o azeite e leve-os para assar (fôrma untada e enfarinhada) em forno baixo, pré-aquecido, por cerca de 25 minutos.
Bom apetite!
Esta receita serve 9 pãezinhos médios.
Dicas: A quantidade de farinha vai depender da quantidade e da temperatura dos ingredientes, por exemplo: os ovos têm tamanhos diferentes e o ideal é que os ingredientes estejam na temperatura ambiente. Por isso, vá colocando a farinha aos poucos. Nesse caso não usei 3 xícaras inteiras, reservei uma parte para untar a fôrma.
Salpique açúcar e/ou côco ralado sobre o pão doce e gergelim e/ou queijo ralado sobre o pão salgado antes de ir ao forno.
Inove nos formatos. Nas fotos abaixo fiz pão em formato de tranças.
Salpique açúcar e/ou côco ralado sobre o pão doce e gergelim e/ou queijo ralado sobre o pão salgado antes de ir ao forno.
Inove nos formatos. Nas fotos abaixo fiz pão em formato de tranças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário