Começamos 2015 com uma nova receita para a massa de empadão, que fazem muito sucesso aqui no blog! Dessa vez testei a receita da Rita Lobo que apresenta o Cozinha Prática na GNT. Essa massa feita com creme de leite não esfarela como a massa podre, pois fica crocante. É bem saborosa! Eu e o pessoal aqui em casa ainda preferimos o empadão com massa podre (veja aqui). Mas essa massa com creme de leite é mais fácil de fazer, abrir com o rolo e moldar na fôrma, além de que fica lindo!
Quanto ao recheio de frango, adorei as dicas e com certeza farei outras vezes!
Eu segui toda a receita da Rita, disponível aqui.
Mas fiz pequenas alterações:
*Cozinhei o peito frango sem pele e sem osso;
*Não misturei a gema de ovo no recheio de frango;
* Acrescentei meio pimentão verde picado ao recheio
*Não utilizei queijo gruyere e sim queijo minas padrão e 1 copo de requeijão;
*Pré-assei a massa sem nenhum peso por cima;
*Não usei a clara de ovo pra colar as bolinhas de massa.
Portanto a minha versão não leva ovo.
Minha versão da receita:
Para o recheio:
1 cenoura grande
1 talo de salsão com folhas
2 cebolas
3 folhas de louro
5 grãos de pimenta-do-reino (usei moída)
2 cravos-da-índia
3 xícaras (chá) de água
2 tomates picados sem pele e sem casca
meio pimentão verde picado
3 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de manteiga
azeite
1 copo de requeijão
1 xícara de queijo ralado (usei minas padrão)
1 colher de sopa de farinha de trigo
sal a gosto
Lave bem e corte em 3 pedaços a cenoura e o salsão. Descasque e corte 1 cebola em 4 partes. Transfira os legumes para a panela de pressão, junte o frango, a água, as folhas de louro, os cravos-da-índia e a pimenta. Tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.
Desligue o fogo e, quando a pressão terminar e todo o vapor sair, abra a panela com cuidado. Retire o peito de frango e volte o caldo ao fogo médio, sem tampar a panela. Deixe reduzir mais um pouco, a cerca de 1 xícara (chá).
Desfie o frango.
Refogue o alho e 1 cebola picada no azeite. Acrescente a manteiga e em seguida o tomate. Deixe refogar bem até o tomate virar uma pastinha. Junte o pimentão e em seguida o frango. Misture bem. Acrescente a farinha de trigo e misture novamente.
Quando o caldo reduzir para 1 xícara, junte-o ao frango. Tempere com sal e prove. Deixe em fogo baixo até ficar cremoso.
Para a massa:
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de manteiga ou margarina
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
1 caixa de creme de leite
Primeiro misture com as mãos a farinha, a manteiga, o sal e o fermento. Quando ficar uma farinha úmida, junte o creme de leite (de preferência gelado). Misture bem e faça uma bola.
Agora separe 2/3 da massa e abra com um rolo. Assista ao vídeo no link acima, pra ver a dica excelente pra colocá-la na fôrma. Depois de forrar o fundo e a lateral, faça furinhos com um garfo e leve ao forno baixo, pré-aquecido, por 20 minutos.
Após a massa pré-assar, acrescente o frango e o requeijão. Cubra com o restante da massa. Com as sobras faça bolinhas pra decorar (que ficam bem gostosas depois).
Leve ao forno médio-baixo por 40 a 45 minutos ou até dourar!
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário