15 agosto 2015

Cozido de Carne e Legumes

Fiz este cozido para o dia dos pais! Aprendi a fazer cozido à moda portuguesa com a minha avó. Então, este prato parece mais com o cozido português, pelos legumes e carnes que escolhi, do que com as versões comuns no Brasil. Eu usei os legumes tipicamente usados em Portugal: batata inglesa, doce, cenoura e repolho. No Brasil, é muito comum ter milho, abóbora, maxixe, aipim...

Por outro lado, assim como os brasileiros, aproveitei o caldo do cozimento para fazer um pirão, o que não se faz em Portugal, já que farinha de mandioca não é comum por lá.

Pra acompanhar um bom vinho português ou um vinho do Porto!





Calcule a quantidade de legumes e carnes de acordo com a quantidade de pessoas.
Primeiro escolha as carnes e tipos de linguiça. Eu usei:

Costela de porco
Carne bovina (usei patinho)
Paio
Linguiça portuguesa

Legumes:

Batata
Batata doce
Cenoura
Repolho  

Outros ingredientes:

1 cebola
dentes de alho amassados 
folhas de louro
cubos de caldo (legumes, carne, etc)
farinha de mandioca
cheiro verde picado
azeite

Doure metade do alho no azeite. Comece refogando as carnes (exceto as linguiças). Junte a cebola, pelo menos 1 cubo de caldo de carne (vai depender da quantidade de carne) e 2 folhas de louro. Cubra com água e cozinhe na panela de pressão por pelo menos 20 minutos (até que fiquem cozidas).

Acrescente as linguiças e deixe cozinhar sem pressão. Prove e, se necessário, acerte o sal. Reserve.

Doure o restante do alho no azeite e junte os legumes (exceto o repolho). Acrescente pelo menos 1 cubo de caldo de legumes, cubra com água e deixe cozinhar. Fique atento ao tempo de cozimento de cada legume. Por exemplo, a cenoura demora mais. Você pode cortá-las menores e as batatas maiores, ou ainda, colocar a cenoura primeiro e depois as batatas para cozinhar.

Quando estiver quase cozido, prove, e se necessário, acerte o sal. Acrescente o repolho. Eu gosto de cortar o repolho em 4 pedaços. Você pode soltar folha por folha se preferir. Deixe por mais cerca de 5 minutos. Reserve.

Fazendo o pirão: Separe uma parte do caldo do cozimento da carne e uma parte do caldo do cozimento dos legumes. Junte-os em uma panela. Em fogo baixo vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos, sempre misturando. Quando chegar na consistência desejada, prove e, se necessário acerte o sal. Junte cheiro verde picado.

Escorra os legumes e as carnes e sirva com o pirão e um bom azeite! Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário