11 junho 2014

Bolinho ou Almôndega de Lentilha ao Molho de Tomate com Leite de Côco

Descobri recentemente a almôndega de lentilha. Existem diferentes maneiras de fazer essa receita vegetariana, a começar pelos ingredientes e molhos variados. Resolvi fazer a minha versão e ficou muito gostoso. Com a mesma receita, você pode fazer um petisco, ou seja, um bolinho de lentilha ou ainda uma refeição como a almôndega, que pode ser servida com arroz, macarrão e purê de batatas.

Nessa receita fiz um molho especial a base de tomate e leite de côco. Recomendo este molho, mas também fica bom com molho ao sugo, branco, etc.




Para o bolinho ou almôndega (16 a 18 bolinhas)
1 xícara de lentilha
meia xícara de castanha moída (usei amendoim, pode ser de caju, pará, amêndoa, macadâmia)
quanto baste de farinha de rosca (ou pão torrado ralado)
1 dente de alho amassado
sal a gosto
pimenta a gosto
azeite

Deixe a lentilha de molho por pelo menos 1 hora, escorra e cozinhe na água com sal por 10 a 15 minutos. 

Escorra a água do cozimento e amasse-a com um garfo (ou bata no liquidificador). Tempere com pimenta, azeite e alho. Acrescente a castanha moída e vá acrescentando a farinha de rosca aos poucos, até que seja possível formar as bolinhas.



Você pode fritá-las ou asse por 20 minutos em forno médio (pré-aquecido). Vire na metade do tempo. Se quiser pode servi-los assim, como petisco.

Para o molho

2 tomates picados
1 cebola picada
meio pimentão picado
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de extrato de tomate
1 colher de café de açúcar
meia xícara de leite de côco
1 cubo de caldo de legumes
cheiro verde picado a gosto
sal a gosto
azeite

Doure o alho e a cebola no azeite, acrescente o pimentão e por fim o tomate. Deixe refogar por alguns minutos, acrescente o extrato de tomate, o açúcar, mais ou menos 1 xícara de água e o cubo de legumes. Deixe ferver, e acerte o tempero. Acrescente o leite de côco, o cheiro verde e as almôndegas assadas ou fritas, deixe ferver por no máximo 5 minutos e sirva.

Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário