Eu nunca tinha feito esse prato e para a primeira vez, resolvi me inspirar na receita do Claude Troigros (veja aqui). Por isso, a receita ta bem parecida, mas não segui todos os passos e nem usei todos os ingredientes que ele sugere. Fiquei bem satisfeita! Ficou muito bom, então compartilho com vocês!
Assim, como o Claude, também aproveitei o caldo do frango para acompanhar uma massa. A receita não é difícil, mas tem muitas etapas. Vou tentar explicar passo-a-passo.
6 sobrecoxas sem pele (Claude usou um frango inteiro)
Louro, alecrim, salsinha, cebolinha e manjericão a gosto (Claude usou tomilho e sálvia)
3 dentes de alho amassado
500 ml de vinho tinto seco (usei cabernet sauvignon, ele usou 750 ml de syrah)
150gr de bacon defumado picado (usei calabresa, mas se tivesse o bacon, usaria)
1 colher de sopa de páprica doce (ele usou picante)
farinha de trigo para empanar
400 gr de massa (espaguete, penne, fetuccine...)
azeitonas a gosto (eu usei verde, ele usou preta)
champignons a gosto (ele usou funghi)
1 lata de tomate pelati
uvas verdes a gosto
sal a gosto (usei sal grosso)
pimenta a gosto
azeite
Faça furos no frango com um garfo e tempere com sal, pimenta e o alho. Junte as ervas e deixa na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Em seguida, derrame o vinho sobre o frango e deixe pelo menos por 2 horas na geladeira (pode deixar de um dia pro outro).
Retire o frango do caldo e deixe escorrer (guarde o caldo). Misture a páprica à farinha de trigo (suficiente para empanar) e empane as sobrecoxas.
Forre o fundo de um frigideira com azeite e frite a calabresa (ou o bacon defumado). Retire a calabesa e utilize essa gordura bem quente para fritar os dois lados da sobrecoxa até que fiquem douradas.
Nesse momento Claude flamba o frango com 50 ml de cachaça. Como eu morro de medo, pulei essa etapa e escorri as sobrecoxas no papel toalha.
Agora fazemos o molho: Acrescente ao caldo de vinho, a lata de tomate, as azeitonas, o champignon (Claude acrescenta também alcaparras e aliche). Deixe esse molho ferver numa panela e junte o frango. Deixe ferver junto com o frango por mais 5 minutos.
Coloque o frango juntamente com todo o molho numa travessa e leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 50 minutos.
Enquanto isso, cozinhe a massa em água fervente com óleo e escorra. Eu recomendo dar uma refogada na massa em um pouco de manteiga e alho, pois dá um sabor especial. Eu usei fetuccine, Claude usou penne.
Após os 50 minutos, retire o frango do molho e junte o molho à massa. Volte o frango para o forno, sem o papel alumínio por mais 10 a 15 minutos.
Se achar que a massa ficou com pouco molho, ou grosso demais, acrescente água e prove para acertar o tempero. Junte as uvas verdes.
E está pronto! Basta servir a massa junto com o frango. Bom apetite!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário