Outra característica típica é o molho de carne (bovina ou de cordeiro). Por isso, normalmente se faz com berinjela, queijo e molho à bolonhesa. No entanto, há muitas variações possíveis. Eu e meu maridão acrescentamos também presunto e molho branco. Ficou maravilhoso! Escolha a sua preferência ou anote a nossa versão.
Um detalhe muito importante: quando vai ao forno a berinjela solta muita, mas muita água. Então, os molhos devem ficar bem cremosos, concentrados, não podem ficar ralos!
2 a 3 berinjelas grandes fatiadas (no sentido do comprimento)
300 gr de mussarela fatiada
200 gr de presunto fatiado
Para o molho à bolonhesa:
250 gr de carne moída
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de creme de cebola em pó (instantâneo)
1 pitada de noz moscada
1 colher de café rasa de páprica doce
meia xícara de molho de tomate pronto
1 cebola pequena picada
salsinha e cebolinha a gosto
1 colher de café de açúcar
sal a gosto
pimenta a gosto
azeite
folhas de manjericão ou cheiro verde a gosto
Para o molho branco
2 copos de leite quente
3 colheres de sopa de farinha de trigo
6 colheres de sopa de queijo parmesão
2 colheres de sopa de margarina
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
noz moscada a gosto
Faça o molho bolonhesa: Tempere a carne com alho, creme de cebola e noz moscada.
Aqueça o azeite e doure a cebola. Em seguida acrescente a carne temperada e deixe refogar. Se quiser, tempere com sal e pimenta. Quando a carne estiver frita, acrescente o molho, o açúcar, a páprica e, se quiser, um pouco de água. Deixe ferver, prove e acerte o tempero. Quando estiver pronto acrescente as folhas. Deixe o molho bem cremoso, grosso. Reserve.
Em seguida faça o molho branco: Derreta a margarina e acrescente a farinha de trigo, mexa bem para que forme um creme homogêneo e deixe a farinha dourar. Acrescente aos poucos o leite quente, misturando sem parar. Vai empelotar no começo mas depois ficará homogêneo (Se não ficar, é só bater no liquidificador e voltar para o fogo). Acrescente ao molho sal, noz moscada (fundamental!!) e pimenta do reino. Mantenha em fogo baixo, sem deixar ferver, misturando sempre e acrescente o queijo parmesão. Deixe o molho bem cremoso, grosso. Reserve.
Lave bem a casca da berinjela e fatie fino no sentido do comprimento.
Monte a lasanha com as fatias de berinjela no lugar da massa tradicional.
Numa travessa, espalhe uma camada de molho, uma de berinjela, uma de mussarela, outra de berinjela, outra de molho, outra de berinjela, uma de presunto e assim por diante. Você pode colocar nas primeiras camadas o molho de tomate e deixar o molho branco para as camadas de cima ou ainda intercalar os molhos. Finalize com queijo se quiser gratinar.
Cubra com papel alumínio nos primeiros 20-30 minutos, retire e deixe até gratinar. Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário