Normalmente faço molho de tomate com ajuda de polpas e extratos de tomate industrializados, sem contar que existem ainda os molhos prontos, tão práticos no dia-a-dia. Mas as vezes gostamos de fazer molho de tomate caseiro, mais natural e mais saboroso. Dá um um pouquinho de trabalho mas vale a pena!
Existem vários tipos de tomate: italiano, carmem, débora, cereja... O melhor deles para fazer molho é o italiano. Ele tem um formato mais oval, é mais doce e tem mais polpa. Para saber mais sobre os tipos de tomate e para que receitas são indicados clique aqui.
Para acompanhar massa para cerca de 4 pessoas:
10 tomates italianos
1 cebola
2 dentes de alho
meio pimentão verde ou vermelho
1 folha de louro
1 colher de sopa de manteiga
folhas de manjericão a gosto
sal a gosto (usei 3 colheres rasas de chá)
1 colher de chá de açúcar
pimenta a gosto
azeite
Primeiro retiramos pele do tomate. Usei uma dica infalível e recomendo: Faça uma cruz na pele da extremidade do tomate com uma faca. Como indica a foto abaixo.
Mergulhe os tomates em água fervente por 1 minuto e escorra. Em seguida mergulhe os tomates em água gelada pelo mesmo tempo e escorra. A pele soltará facilmente.
Depois disso, abra os tomates ao meio para retirar as sementes. Agora você pode optar por batê-los no liquidificador para um molho mais lisinho ou picá-los e espremê-los grosseiramente, para um molho mais rústico. Eu fiz do jeito rústico.
Forre uma panela com azeite e algumas folhas de manjericão. Refogue o alho amassado e meia cebola picada. Em seguida acrescente meio pimentão picado. Junte o tomate, a folha de louro e tempere com sal e pimenta. Coloque a outra metade da cebola inteira para cozinhar no molho. Junte o açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo por alguns minutos para apurar.
Quando chegar à consistência desejada, prove e acerte o tempero. Retire a cebola, a folha de louro e finalize com a manteiga e mais folhas de manjericão fresco.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário