30 julho 2014

Macarrão Parafuso com Salsichão

Esse foi o jantar divertido e saboroso de hoje, feito pelo maridão! Você pode trocar o salsichão por salsicha e a massa por outra de sua preferência.



3 salsichões
250 gr de macarrão parafuso
1 cebola picada
2 dentes de alho
pimentões picados (usamos verde e vermelho)
1 lata de tomate pelado
1 colher de chá de açúcar
pimenta biquinho a gosto
salsinha a gosto
sal a gosto
azeite ou óleo

Cozinhe o macarrão em água com sal e um fio de óleo. Escorra e reserve.

Doure o alho e a cebola no azeite. Junte o salsichão e deixe fritar por 5 a 10 minutos. Junte os pimentões, deixe refogar e acrescente a lata de tomate. Acrescente mais ou menos uma xícara de água, o açúcar, o sal e a pimenta. Deixe ferver por mais 5 a 10 minutos. Junte a massa ao molho, salpique a salsinha e sirva. Bom apetite!

Serve 2 a 3 porções.

28 julho 2014

Medalhão ao Molho de Pimentões

Um molhinho diferente e bem bonito para fazer de vez em quando! Combina com bifes de carne bovina, suína e frango. Aprecie!



meio pimentão verde
meio pimentão vermelho
meio pimentão amarelo
meio cubo de caldo de carne
meia xícara de vinho tinto seco (pode ser branco)
meia xícara de água
1 colher de manteiga
1 folha de louro


Corte o pimentão em rodelas ou tiras finas.

Na mesa frigideira em que fritou os medalhões de carne, derreta a manteiga. Em seguida refogue o pimentão em fogo médio. Tampe a frigideira e aguarde alguns minutos. Quando o pimentão murchar um pouco acrescente o vinho, a água, a folha de louro e o cubo de caldo de carne. Mexa bem para dissolvê-lo e deixe ferver por alguns minutos para o álcool evaporar, até ficar um molho levemente cremoso.

Para incrementar, salpique cheiro verde picado. Bom apetite!


Dica: Na foto foi servido com purê de couve flor

Purê de Couve Flor

Uma receita diferente e pouco comum, que vai surpreender você! Até quem não gosta de couve-flor vai gostar desse prato incrível!



1 couve flor
3 dentes de alho
meia cebola ralada
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de requeijão
3 colheres de sopa de parmesão
1 xícara de leite
1 folha de louro
salsinha e cebolinha a gosto
sal a gosto
pimenta a gosto
noz moscada a gosto
azeite

Pique a couve flor.

Doure o alho e a cebola em bastante azeite. Acrescente a couve flor e deixe-a refogar. Tempere com sal e pimenta, regue mais azeite e junte a manteiga. A couve-flor começará a soltar água e cozinhar no vapor. Acrescente o leite, a noz moscada e a folha de louro e tampe a penela. A couve flor já deverá estar cozida quando o leite estiver quase secado. 



Acrescente o parmesão, retire a folha de louro e bata no liquidificador. Se quiser, bata apenas uma parte da couve flor para deixar uns pedaços e dar uma aparência mais rústicas (primeira foto). Para um purê com consistência lisinha bata tudo (foto abaixo).

 Volte para a panela, junte o requeijão e misture bem. Salpique a salsinha e a cebolinha e sirva! Bom apetite.




na foto acima servido com peixe na crosta de castanha e aveia.


27 julho 2014

Bacalhau ao Molho Branco Gratinado

Hoje o almoço de domingo foi esse delicioso prato que comi em Portugal, na cidade do Porto. Lá eles chamam de bacalhau com natas. Nesse receita acrescentei pimentões coloridos e ficou maravilhoso! Na foto servido com batata assada com ervas.



1kg de bacalhau em postas
1 pimentão verde cortado em rodelas
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
1 pimentão amarelo cortado em rodelas
1 cebola cortado em rodelas
2 dentes de alho amassado
3 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 xícaras de leite morno
1 folha de louro
parmesão a gosto
cheiro verde picado a gosto
azeitonas a gosto
sal a gosto
pimenta a gosto
noz moscada a gosto
azeite

Depois de deixar o bacalhau de molho para dessalgar, deixe escorrer bem.

Preparando o molho: doure o alho em um pouco de azeite e reserve. Em uma panela derreta a margarina e acrescente a farinha de trigo, misture bem e deixe dourar. Vá acrescentando o leite ao pouco e misturando. Junte a folha de louro e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Misture o alho torrado com azeite ao molho e reserve.



Forre o fundo de uma frigideira antiaderente com azeite e deixe aquecer bem. Frite as postas de bacalhau dos dois lados e disponha-os num tabuleiro. Aproveite o azeite para refogar as cebolas. Cubra as postas de bacalhau com a cebola refogada e o azeite restante. Distribua as rodelas de pimentão, regue com o molho branco, salpique com parmesão e decore com azeitonas.


Leve ao forno por 15 a 20 minutos, retire e salpique o cheiro verde. Bom apetite!





26 julho 2014

Empadão de Carne com Requeijão

Sou especialista em empadões! rsrs Esse de carne desfiada fiz hoje e pra completar, levou azeitona e requeijão. Muito bom!

Já postei aqui vários tipos de receita para a massa, nesse fiz a minha massa preferida, a que usei para o empadão de camarão . Veja o passo-a-passo.




Para a Massa:

1 xícara de margarina
2 gemas de ovo 
2 a 3 xícaras de farinha de trigo
sal a gosto
1 gema de ovo (para pincelar)

Para o Recheio:

400 gr de carne bovina (usamos patinho)
300 gr de requeijão
3 dentes de alho amassados
1 cebola picada
1 tomate picado
1 cubo de caldo de carne
azeitona verde picada a gosto
1 folha de louro
1 colher de sopa de margarina
Sal a gosto
Pimenta a Gosto
óleo ou azeite

Na panela de pressão, doure a carne em um pouco de azeite e cubra-a com água (pelo menos 2 dedos acima). Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Retire a carne e desfie. Guarde a água do cozimento (aproximadamente 1 xícara) e dissolva o cubo de caldo de carne nela. 

Doure o alho no azeite, acrescente a cebola e depois o tomate. Acrescente a margarina  e quando derreter junte a carne desfiada. Misture bem. Após refogar, acrescente o caldo de carne reservado, a pimenta, as azeitonas e deixe ferver. Por fim, acrescente 1 colher de sopa de requeijão e desligue o fogo quando estiver cremoso. Deixe esfriar enquanto faz a massa.




Fazendo a massa:

 Misture as gemas, a manteiga e o sal e vá acrescentando a farinha aos poucos sempre misturando com uma colher, até chegar ao ponto em que você vai misturar com as mãos sem que a massa grude. A massa fica bem úmida.




Em seguida separa um pouco mais da metade da massa e abra com a ajuda de um rolo, com plástico por baixo e por cima. Forre o fundo e as laterais da assadeira. A massa é quebradiça e normalmente rasga em alguns pontos, mas você pode corrigir amassando com os dedos mesmo.



Despeje a carne e por cima o requeijão. Abra o resto da massa e cubra o recheio. Pincele a gema do ovo por toda a massa e leve pra assar em forno médio-baixo por 30 a 40 minutos. Bom apetite!

23 julho 2014

Frango ao Curry com Grão de Bico e Tomatinhos

Já postei diversas receitas com frango e curry, mas nessa acrescentei grão de bico e tomatinhos cereja! que delícia! Para acompanhar apenas um arroz branco já basta! Muito prática e gostosa!



500 gr de peito de frango cortado em cubos médios
1 cebola cortada em cubos médios
1 vidro de 200 ml de leite de côco
1 lata de grão de bico em conserva (265gr drenado)
2 cubos de caldo de galinha
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de suco de limão
1 a 2 colheres de sopa de curry
1 folha de louro
tomatinhos cereja
azeite
sal a gosto
cheiro verde picado a gosto
Tempere o frango com limão, alho, e curry e deixe marinando por pelo menos 30 minutos.
Coloque um pouco de azeite para esquentar e refogue a cebola. Acrescente os cubos de caldo de galinha e o frango e deixe dourar. Junte o grão de bico e após refogar por alguns minutos, acrescente o leite de côco e a folha de louro. Se ficar muito cremoso, acrescente água aos poucos até chegar à consistência desejada e deixe ferver em fogo baixo. Prove e acerte o sal, se necessário.
Antes de servir, acrescente os tomatinhos e salpique o cheiro verde por cima. Bom apetite!

Serve 3 a 4 porções.

15 julho 2014

Filé de Peixe ao Molho de Camarão

Hoje a janta foi filé de linguado ao molho de camarão. Um prato muito comum nos restaurantes e que você pode fazer facilmente em casa. O filé de peixe pode ser o da sua preferência e os camarões podem ser pequenos ou médios. Para ficar bom mesmo, recomendo que tanto o peixe quanto o camarão sejam frescos e não congelados. Para acompanhar: purê de batata ou de mandioquinha, arroz branco ou à grega e salada.




4 a 6 filés de peixe (usei linguado)
150 gr de camarão limpo e descascado
meia lata de tomate pelado
3 dentes de alho
meia cebola picada
suco de 1 limão
1 colher de sobremesa de açúcar
champignon a gosto
cheiro verde picado a gosto (usei só cebolinha)
sal a gosto
pimenta a gosto
azeite.

Tempere os filés e os camarões com limão, sal, pimenta e alho.

Preparando o molho: doure a cebola e 1 dente de alho no azeite. Acrescente o champignon, o molho de tomate, o açúcar, o sal e a pimenta. Deixe ferver, prove e acerte o tempero. Reserve.

Aqueça bem um pouco de azeite e despeje os camarões. Mexa-os e deixe-os refogar por 2 a 3 minutos. Acrescente os camarões ao molho de tomate e finalize com cheiro verde.

Por último grelhe os peixes em azeite ou manteiga, até dourar levemente dos dois lados. Sirva com o molho de camarões. Bom apetite!

Dica: Se gostar, pode acrescentar alcaparras ao molho

14 julho 2014

Purê de Mandioquinha (Batata Baroa) com Leite de Côco

Já disse mil vezes que amo mandioquinha (ou batata baroa, cenoura amarela...) Sempre faço esse purê ou escondidinho, pois além de ser o melhor, acompanha muito bem qualquer tipo de carne. Normalmente faço com leite, mas também fica uma delícia com creme de leite e requeijão. A dica de hoje é prepará-lo com leite de côco, fica divino! É ideal para acompanhar peixes e frutos do mar. Delicie-se!



 8 batatas baroa (cerca de 500gr) 
 200 ml de leite de côco
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de margarina
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
cheiro verde picado a gosto
azeite 

Cozinhe as batatas  na água com sal. Depois de cozidas, escorra a água e passe-as no espremedor. Doure o alho amassado num fio de azeite e acrescente a margarina. Junte as batatas e misture acrescentando o leite de côco aos poucos. Você pode botar mais ou menos leite, para deixar o purê com a textura da sua preferência. Prove e acerte o sal e a pimenta. Salpique o cheiro verde e sirva. Bom apetite!

 

12 julho 2014

Batata Gratinada ao Creme de Milho

Esse foi o almocinho de hoje...as batatas com creme de milho quem fez foi o maridão. Simples e delicioso! A receita abaixo serve duas pessoas.



2 batatas médias
1 lata de milho em conserva
2 colheres de sopa de requeijão
1 colher de sopa de manteiga
sal a gosto
pimenta a gosto
orégano a gosto
parmesão a gosto
azeite a gosto

Descasque e corte as batatas em rodelas grossas. Cozinhe-as em água com sal.

Enquanto isso, bata o milho junto com a água da conserva no liquidificador. Leve ao fogo e misture o requeijão, o azeite e os temperos.

Escorra a batata, derreta a manteiga numa frigideira e doure os dois lados da batata cozida.

Espalhe um pouco do creme de milho em uma travessa, disponha as batatas douradas e cubra-as com o restante do creme. Salpique queijo parmesão e leve ao forno alto por 10 minutos. Bom apetite!


10 julho 2014

Lombo Suíno Ao Molho de Tangerina

Hoje fiz bifes simples de lombo suíno grelhados. O que deu o charme foi esse molho de tangerina (ou mexerica). Caso você queira, pode assar a peça de lombo e posteriormente cobri-lo com o molho. 



Os bifes que fiz foram temperados com limão, sal, pimenta e alho. Depois de algumas horas fritei-os na manteiga. Anote a receita do molho (suficiente para 2 a 3 bifes):

1 tangerina grande
1 colher de chá de mel
1 ramo de alecrim
1 folha de louro
1 dente de alho amassado
meia colher de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
sal a gosto (usei um pedacinho de cubo de caldo de carne)
pimenta a gosto
azeite

Passe toda a casca da tangerina no ralador, com cuidado para não chegar à parte branca. Reserve.

Esprema bem a tangerina e retire o máximo de sumo. Coe para retirar as sementes e bagaços. Junte ao sumo, as raspas da casca, o sal, a pimenta, o alecrim e o louro.

Doure o alho no azeite. Acrescente a manteiga e em seguida o caldo de tangerina. Quando começar a ferver junte o mel. Prove e acerte o sal. Se for necessário, dissolva a farinha de trigo em um pouco de água e junte ao molho para engrossá-lo. Ao servir, retire o ramos de alecrim e a folha de louro. Bom apetite!



Purê de Batata Doce Ao Creme de Gorgonzola

Na verdade esse purê foi feito com um mix de batata doce e normal. O gosto fica mais suave. Mas também pode ser feito só com batata normal ou só com batata doce. Eu amo de todas as maneiras!



Para o purê:
2 batatas doce descascadas
2 batatas normais descascadas
1 pacote de creme de leite (ou 1 xícara de leite)
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de margarina
sal a gosto
pimenta a gosto
parmesão a gosto
azeite
 
Para o creme de gorgonzola:

1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
3/4 de xícara de leite morno
1 folha de louro
1 colher de sopa de gorgozola picado
noz moscada a gosto
sal a gosto
pimenta a gosto


Cozinhe as batatas na água com sal.

Enquanto isso prepare o creme de gorgonzola:
Derreta a margarina e acrescente a farinha de trigo, mexa bem para que forme um creme homogêneo e deixe a farinha dourar. Acrescente aos poucos o leite quente, misturando sem parar. Vai empelotar no começo mas depois ficará homogêneo (Se não ficar, é só bater no liquidificador e voltar para o fogo).
Acrescente ao molho sal, louro, noz moscada (fundamental!!) e pimenta do reino. Mantenha em fogo baixo, sem deixar ferver, misturando sempre. Acrescente o gorgonzola e mexa bem. Quando derreter, desligue o fogo e reserve.

Escorra as batatas cozidas e passe-as no espremedor. Doure o alho no azeite jogue sobre a batata espremida, juntamente com a margarina. Misture, acrescente o creme de leite e o parmesão. Misture bem, prove e acerte o sal e a pimenta.

Coloque o purê em uma fôrma e cubra com o creme de gorgonzola. Está pronto para servir. Se quiser pode salpicar queijo levar ao forno até gratinar. Bom apetite!

Serve 3 a 4 porções.

09 julho 2014

Sanduíche de Salpicão

O salpicão pode deixar de ser uma refeição e ser consumido como lanche. Ele pode ser usado como recheio para sanduíches naturais, combinando com diversos pães, mas principalmente com pão de forma e pão árabe. É uma ótima dica para servir em festas também! Hoje fiz com pão árabe que é o meu preferido. Abaixo deixo três receitas diferentes de salpicão, basta escolher e montar seu sanduíche! Não esqueça da alface e do tomate!



salpicão de frango

salpicão de frios

salpicão de carne seca

Bom apetite!


04 julho 2014

Risoto de Abobrinha na Cerveja Preta com Pesto de Manjericão

Risoto gostoso e charmoso, pode ser servido com todos os tipos de carne grelhadas e assadas, peixes, ou ainda pode-se acrescentar à receita pedaços de filé, frango ou camarão.



Para o risoto

1 xícara de arroz
1 long neck de cerveja preta (2 xícaras)
2 xícaras de água fervente
1 abobrinha fatiada ou picada
1 tomate picado
1 cubo de caldo de carne
2 dentes de alho amassados
1 cebola pequena picada
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de parmesão
sal a gosto
pimenta a gosto
azeite
Para o molho pesto:
Azeite
Folhas de manjericão
ervas a gosto (cebolinha, cheiro verde, alecrim, orégano, etc.)
alho
castanhas (ou amendoim, nozes, etc)
parmesão
sal
pimenta do reino 
Dissolva o cubo de carne na água fervente.
Doure a cebola, o alho e o tomate no azeite e acrescente o arroz. Deixe refogar e acrescente a cerveja preta. Deixe em fogo baixo até a cerveja secar. Acrescente o caldo de carne e mantenha em fogo baixo.
 
 Enquanto isso prepare o molho pesto

 Quando o arroz estiver cozido e ainda bem molhado, acrescente a abobrinha. Poucos minutos depois, Quando o arroz estiver cremoso, acrescente o queijo parmesão. Por fim, desligue o fogo e acrescente 1 colher de manteiga. Regue um pouco de molho posto e folhas frescas de manjericão. Bom apetite!
Serve 2 a 3 porções.

01 julho 2014

Filé Mignon ao Vinho do Porto

Como falei no último post, após passar uns dias em Portugal e na França voltei cheia de ideias e vinhos, um deles o vinho do Porto, uma cidade fantástica e que inspirou o meu jantar de hoje!


4 medalhões de filé mignon (2 a 3 dedos de espessura)
meia xícara de vinho do porto (tinto)
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de manteiga
champignon fatiado a gosto
sal a gosto
pimenta a gosto
azeite

Tempere os medalhões com sal, pimenta e 1 dente de alho e deixe por pelo menos 30 minutos. Regue um fio de azeite numa frigideira antiaderente e doure os medalhões em fogo alto, cerca de três minutos cada lado. Retire-os.

Na mesma frigideira, derreta a manteiga e refogue 1 dente de alho e o champignon. Acrescente o vinho, tempere com sal e pimenta e deixe ferver até reduzir. Regue esse molho sobre os medalhões e sirva. Bom apetite!

Ratatouille

Fiquei um tempo sem postar aqui no blog porque passei duas semanas em Portugal e na França. Voltei cheia de vinhos e ideias culinárias, é claro! Pra começar, hoje resolvi fazer uma receita típica francesa com legumes, chamada ratatouille! Todo mundo conhece por causa daquela animação que é uma gracinha! 

A receita é simples e relativamente flexível, só não pode faltar molho de tomate, abobrinha, berinjela e azeite. No mais, você pode acrescentar outros legumes como cenoura, tomate, pimentão e cebola. Para incrementar também pode ser temperado com ervas como manjericão, cebolinha, orégano, alecrim, etc.

No meu ratatouille usei berinjela, abobrinha e cenoura. Optei por colocar a cebola, o pimentão e o tomate no molho.


1 berinjela grande
1 abobrinha grande
1 cenoura grande

1 lata de tomate pelado
meia cebola fatiada
meio pimentão fatiado
3 dentes de alho amassados
1 colher de chá de açúcar

sal a gosto
pimenta do reino a gosto
cebolinha picada a gosto
folhas de manjericão a gosto
alecrim a gosto
meia xícara de azeite 

Refogue no óleo ou azeite 2 dentes de alho, a cebola e o pimentão. Acrescente os tomates pelados, o açúcar, sal e pimenta. Despeje o molho numa travessa.

Todos os legumes devem ser fatiados em rodelas. Utilize um cortador de legumes. Disponha as rodelas alternadamente sobre o molho e salpique sal.

Misture o azeite com o manjericão e a cebolinha. Acrescente 1 dente de alho, sal e pimenta a gosto. Despeje essa mistura sobre os legumes e salpique alecrim.



Cubra a travessa com papel alumínio ou manteiga e leve ao forno médio por 40 minutos. Bom apetite!

Bolinhos de Feijoada (ou Feijão)

Adoro fazer esses bolinhos com o que sobra de uma feijoada! Mas pode ser com feijão comum também. As crianças adoram! Na feijoada temos também arroz, farofa e couve e tudo isso pode e deve ser aproveitado. 

Basta amassar bem um pouco de feijão com arroz, desfiar ou picar as carnes da feijoada, picar a couve e misturar tudo, formando uma papinha. Junte a farofa aos poucos. Forme as bolinhas com essa mistura e pronto! Regue com azeite e está pronto para comer. Se preferir também pode fritá-los. Bom apetite!


Dica: amasse uma banana e junte aos ingredientes antes de formar as bolinhas.