16 agosto 2015

Peixe Assado na Crosta de Castanhas e Aveia

Receitinha saudável e deliciosa! Aqui apresento duas versões: salmão e congro, com sugestões de acompanhamento. Você pode utilizar peixe da sua preferência: linguado, dourado, truta, namorado...

Salmão acompanhado de purê mix de batatas:
 


Congro rosa acompanhado de purê de couve flor:


Filés de peixe
manteiga
castanhas moídas (usei de caju)
farelo de aveia
alho
sal 
pimenta
azeite

Tempere os filés com alho, sal e pimenta.

Faça uma farofa úmida com manteiga, castanhas e o farelo de aveia. Para cada colher (de sopa) de manteiga, use 3 a 4 colheres de castanhas e 3 a 4 colheres de farelo de aveia. Se desejar misture a essa farofa ervas como alecrim, tomilho, cheiro verde, etc.



Espalhe azeite por uma travessa e arrume os filés de peixe. Cubra os filés com a farofa amassando um pouco.

Leve ao  forno por cerca de 20 a 40 minutos (dependendo do peixe. O salmão assa mais rápido).
Bom apetite!


Purê Mix de Batatas

Esse purê levou 3 tipos de batatas diferentes: a inglesa (normal), a baroa e a batata doce. A proporção vc escolhe a seu gosto, mas lembre-se que a baroa tem sabor mais forte.




5 a 6 batatas diversas descascadas (inglesa, doce e baroa)
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
2 dentes de alho amassados
1 folha de louro
noz moscada a gosto (usei 2 pitadas)
pimenta do reino a gosto (usei 2 pitadas)
parmesão fresco a gosto
sal a gosto
azeite

Cozinhe as batatas na água com sal e a folha de louro e escorra. Passe-as pelo espremedor e reserve.
Doure o alho no azeite e acrescente a manteiga. Quando derreter, junte as batatas espremidas e misture bem. Acrescente o leite, o parmesão, a pimenta e a noz moscada. Misture bem, e se necessário volte ao fogo baixo. Prove e acerte os temperos a seu gosto. Bom apetite!

Serve 4 porções.

Na foto servido com  salmão na crosta de castanhas e aveia.

15 agosto 2015

Cozido de Carne e Legumes

Fiz este cozido para o dia dos pais! Aprendi a fazer cozido à moda portuguesa com a minha avó. Então, este prato parece mais com o cozido português, pelos legumes e carnes que escolhi, do que com as versões comuns no Brasil. Eu usei os legumes tipicamente usados em Portugal: batata inglesa, doce, cenoura e repolho. No Brasil, é muito comum ter milho, abóbora, maxixe, aipim...

Por outro lado, assim como os brasileiros, aproveitei o caldo do cozimento para fazer um pirão, o que não se faz em Portugal, já que farinha de mandioca não é comum por lá.

Pra acompanhar um bom vinho português ou um vinho do Porto!





Calcule a quantidade de legumes e carnes de acordo com a quantidade de pessoas.
Primeiro escolha as carnes e tipos de linguiça. Eu usei:

Costela de porco
Carne bovina (usei patinho)
Paio
Linguiça portuguesa

Legumes:

Batata
Batata doce
Cenoura
Repolho  

Outros ingredientes:

1 cebola
dentes de alho amassados 
folhas de louro
cubos de caldo (legumes, carne, etc)
farinha de mandioca
cheiro verde picado
azeite

Doure metade do alho no azeite. Comece refogando as carnes (exceto as linguiças). Junte a cebola, pelo menos 1 cubo de caldo de carne (vai depender da quantidade de carne) e 2 folhas de louro. Cubra com água e cozinhe na panela de pressão por pelo menos 20 minutos (até que fiquem cozidas).

Acrescente as linguiças e deixe cozinhar sem pressão. Prove e, se necessário, acerte o sal. Reserve.

Doure o restante do alho no azeite e junte os legumes (exceto o repolho). Acrescente pelo menos 1 cubo de caldo de legumes, cubra com água e deixe cozinhar. Fique atento ao tempo de cozimento de cada legume. Por exemplo, a cenoura demora mais. Você pode cortá-las menores e as batatas maiores, ou ainda, colocar a cenoura primeiro e depois as batatas para cozinhar.

Quando estiver quase cozido, prove, e se necessário, acerte o sal. Acrescente o repolho. Eu gosto de cortar o repolho em 4 pedaços. Você pode soltar folha por folha se preferir. Deixe por mais cerca de 5 minutos. Reserve.

Fazendo o pirão: Separe uma parte do caldo do cozimento da carne e uma parte do caldo do cozimento dos legumes. Junte-os em uma panela. Em fogo baixo vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos, sempre misturando. Quando chegar na consistência desejada, prove e, se necessário acerte o sal. Junte cheiro verde picado.

Escorra os legumes e as carnes e sirva com o pirão e um bom azeite! Bom apetite!



Frango Empanado com Aveia (Assado)

No blog tem várias receitas de frango empanado: Com iogurte, castanhas, amendoim... Nesta receita, usei maionese e farelo de aveia, mas também pode ser com a aveia inteira ou com a farinha de aveia (bem fininha).



filés de frango
farelo de aveia
queijo parmesão
alho
sal
pimenta
maionese
azeite

Não tem mistério: Tempere os filés de peito de frango ao seu gosto (uso alho, sal, pimenta e noz moscada), passe-os na maionese e em seguida no farelo de aveia misturado com um pouco de queijo parmesão.

Você pode fritá-los normalmente em óleo ou untar uma assadeira, colocar os filés empanados e deixar no forno médio por mais ou menos 30 minutos, virando-os na metade do tempo.

Bom apetite!

Polvo Grelhado

O preparo do polvo é bem curioso! Mas não é tão difícil quanto parece e fica bem gostoso!



Você vai precisar de:

Polvo
1 a 2 dentes de alho picados
2 folhas de louro
meia cebola
sal a gosto
pimenta a gosto
azeite

Compre polvo fresco e bem limpinho. Examine as ventosas ao longo dos tentáculos, pois se não estiverem limpinhas, podem ter terra e é preciso lavar bem.

Depois você escolhe se quer ou não retirar a membrana que envolve o polvo.

Agora a parte curiosa: Coloque o polvo, meia cebola e 2 folha de louro na panela de pressão SEM ÁGUA! Assim que começar a fazer barulho conte 7 a 10 minutos e retire. O Polvo soltará bastante água, cozinhando nela mesma.

Por fim, coloque um fio de azeite numa frigideira e doure o alho. Em seguida doure rapidamente o polvo dos dois lados, temperando com sal e pimenta.

Bom apetite!


Makimono de Salmão e Cream Cheese

Nossa seção de receitas japonesas  já tem o famoso makimono Philadelphia. A receita de hoje é super parecida, mas não leva alga, leva mais salmão. 

Você vai precisar basicamente dos mesmos ingredientes: pedaços de salmão, cream cheese, arroz japonês e, para deixar mais gostoso, sugiro gergelim, cebolinha, castanhas, alface e molho teriaki.

Também nesse post vamos mostrar maneiras diferentes de montar os makimonos com os mesmos ingredientes.




Primeiro passo é fazer o arroz japonês. Clique aqui para ver como fazer.

Montagem 1:

Faça pequena bolinhas de arroz. Envolva as bolinhas com fatias (finas e compridas) de salmão cru. Em cima coloque bolinhas de cream cheese. Está pronto!

Para incrementar, salpique cebolinha, gergelim e regue com molho teriaki!

Para facilitar veja esse video:







Montagem 2:

O segundo modelo se faz tradicionalmente com a alga. Mas fizemos sem e deu certo! Nossa sugestão é de colocar alface em pelo menos alguns makimonos. Dá um sabor deferente e muito gostoso!

Na esteira própria, espalhe uma camada nem muito fina nem muito grossa de arroz japonês, a alface, o salmão e o cream cheese.



Enrole com a ajuda da esteira. Essa parte não é muito fácil e quando tem alga ajuda bastante. Depois corte em rodelas.



Na foto abaixo, tem diferentes sugestões:

As rodelas simples; As rodelas envoltas com uma fatia de slmão; e ainda com uma bolinha de cream cheese por cima .



 Montagem 3:

Pra esse makimono, siga os passos da montagem anterior (esse está sem alface). Depois de cortar as rodelas, regue molho teriaki e castanhas de caju ou amendoim picados. Fica divino!



Sushi de Salmão

Os Sushis são aqueles bolinhos de arroz com pedaços de peixe cru em cima. Normalmente se usa um peixe branco, atum e salmão. Também vemos de camarão, polvo, kani... Fizemos de salmão hoje, o mais gostoso! Não tem mistério, basta comprar salmão fresco, arroz japonês (dá pra fazer com arroz branco, mas não fica muito bom) e seguir o passo-a-passo.




Para fazer o arroz japonês:

meia xícara de arroz japonês
1 xícara de água quente
50 ml de saquê
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar


Preparando o arroz (ou shari): lave bem o arroz e deixe escorrer. Cozinhe-o na água, e fogo baixo, até que seque completamente e deixe a panela tampada por 5 a 10 minutos. Passe o arroz para uma travessa.
Dissolva o sal e o açúcar no saquê e regue o arroz cozido. Misture bem o arroz e acelere o processo de esfriamento, abanando ou colocando um ventilador em cima dele. Leve para a geladeira (ou freezer), até que fique gelado.

Agora basta fazer os bolinhos de arroz (molhando mão de vez em quando, para o arroz não grudar na sua mão). Para fazer o sushi, misturei um pouco de gergelim (opcional) no arroz.

Coloque os pedaços de peixe em cima e sirva com molho shoyo e/ou molho teriaki. Bom apetite!

Dicas: Coloque uma camada de cream cheese em baixo das fatias de salmão, fica ainda melhor!
           Salpique gergelim, cebolinha picada, castanhas....





05 agosto 2015

Risoto de Brócolis com Camarão


Para fazer essa delícia, vc precisa de:


1 brócolis pequeno
300 gr de camarão descascado e limpo
1 xícara de arroz
4 xícaras de água quente
meia xícara de vinho branco seco
1 cubo de caldo de legumes
4 colheres de sopa de parmesão
meia cebola picada
3 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de manteiga 
suco de 1 limão
sal a gosto
pimenta a gosto
azeite 



Tempere os camarões com sal, pimenta e metade do alho e reserve.


Derreta o cubo de legumes em 2 xícaras de água quente. 


Pique o brócolis. Aqueça azeite e refogue o brócolis, tempere-os com sal e pimenta, tampe a panela e deixe por 5 a 10 minutos. Reserve.

Doure a cebola e o alho no azeite e refogue o arroz. Acrescente o vinho e deixe-o secar em fogo baixo. Dissolva o cubo de caldo na água quente e junte ao arroz. Deixe cozinhar em fogo baixo e mexa de vez em quando. Quando o arroz estiver quase cozido junte o brócolis.
Enquanto o arroz termina...

Antes de grelhar os camarões, esprema 1 limão sobre eles e deixe escorrer. Numa frigideira, espalhe um pouco de azeite e quando estiver bem quente, grelhe os camarões por cerca de 5 minutos até que fiquem macios.

Quando o arroz estiver cozido e cremoso a seu gosto (se necessário acrescente mais água), desligue o fogo, misture o camarão e a manteiga e sirva. Bom apetite!
 

Salmão com Molho de Hortelã

Este molho super simples fica bom com outros tipos de carne e saladas. Nesse prato fizemos filés de salmão grelhados, mas pode ser também assado. Para fazer o molho você precisa de:

1 lata de creme de leite
1 maço de hortelã (somente folhas)
1/4 de xícara de azeite
gostas de limão a gosto
sal a gosto
pimenta a gosto
noz moscada a gosto


Bata tudo no liquidificador. Pode servir frio ou quente. Bom apetite!




Página: 1 de 10112345...101Próxima